Minha lista de blogs

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

PLANILHA ELETRÔNICA PARA CÁLCULO DE ANÁLISE DE SOLO

Na atualidade, com o avanço das TIC's (Tecnologias da Informação e Comunicação) se tornou imprescindível a adoção de novas tecnologias visando o aprimoramento de nosso trabalho cotidiano.
Nós que lidamos com o meio agrícola também temos que pensar em meios para facilitar e agilizar o nosso trabalho com manipulação de informações para otimização de processos que as vezes nos deixam em uma saia justa com nossos clientes.
No que se refere a análise de solo por exemplo, sempre tive dificuldade de memorizar fórmulas como as usadas pelo método de alumínio trocável ou saturação de bases. E quando fazia a conta na calculadora, ainda assim tinha dúvidas sobre a segurança dos resultados para passar uma recomendação confiável aos meus clientes.
Assim resolvi estudar um pouco mais sobre o assunto e aliando a minha pouca experiência com planilhas eletrônicas com o apoio do livro “5ª aproximação”, resolvi desenvolver a planilha eletrônica para cálculos e recomendações de calcário e adubos pelo método de saturação de bases.
Disponível para download no link abaixo:



https://docs.google.com/uc?export=download&id=0B8OxUl-LfTnBa19Zbm1iaER4eVU


Ela se encontra em fase de adaptação, e apresenta algumas tabelas de apoio muito úteis para quem ainda tem pouca familiaridade ou deseja agilizar o seu trabalho, no que se refere a interpretação de resultados de análise de solo e recomendação técnica.
Caso tenham alguma contribuição ou crítica sobre esse trabalho, deixe seu comentário abaixo.
Abraço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário